quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

DOCTV - O presente dos antigos


A identidade cultural de um povo está em seus atos, manifestações, comportamento e língua, a busca pelos resquícios culturais de seus ancestrais é uma forma de resgate de antigos costumes para a afirmação dessa identidade cultural.

O povo Xacriabá, indígenas da região norte de Minas Gerais, após uma longa luta pela posse da terra em que se localiza a aldeia com o latifúndio local, buscam resgatar suas raízes culturais a partir de pinturas rupestres feitas por seus antepassados de uma antiga civilização.

Esse é o mote que permeia o documentário "O presente dos antigos" realizado por dois índios Rânison e Zé Reis Xacriabá e dirigido por Rafael Otávio Fares Ferreira idealizador do projeto.

O pano de fundo para revelar os aspectos culturais do povo Xacriabá surge de uma expedição para a região onde se encontram as pinturas deixadas pela antiga civilização em um gruta. A partir dessas pinturas encontradas nas cavernas os indígenas buscam reinventar suas pinturas corporais consolidando suas antigas tradições com referências próprias.

Um episódio da luta pela posse de terra é recriado e encenado pelos próprios índios, o assassinato de um dos lideres do movimento, que foi morto dentro de sua própria casa pelos capatazes dos latifundiários, um fato agressivo e marcante que trás para o filme o peso da luta de outrora e que agora em tempos de "paz" é rememorado para expurgar os fantasmas do passado.

Em síntese o documentário revela a luta do povo Xacriabá para reafirmar suas raízes históricas e perpetuar seus costumes para as gerações futuras em um mundo globalizado onde as identidades culturais se perdem e não mais são suficientes para distinguir as inúmeras formas de manifestação e comportamento de um povo.

Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autor e Diretor: Rafael Otávio Fares Ferreira
Co-produção: Rafael Otávio Fares Ferreira | Cinco em Ponto | Rede Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...