terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários.

Por: João Daniel Donadeli



Num país imenso como o Brasil, a diversidade cultural também é imensa e a maneira para se retratar essa diversidade a partir de documentários regionalizados é uma forma de descentralizar a produção e promover essa diversidade. 

Temas variados, mas que se permeiam, porque por mais múltiplo que seja o País, existe em sua essência uma unidade comum a todos. 

 Entre os cinqüenta e cinco documentaristas que emprestam seus olhares para a série DOCTV IV aqui se encontram oito que com seus filmes revelam suas regionalidades, culturais, patrimoniais e muitas vezes promovem a revisão de fatos históricos de suas regiões como uma proposta de encontro com o povo brasileiro.
Hora convergindo, hora divergindo, cada um com sua complexidade e estratégia de abordagem os últimos documentários exibidos pela série, trazem um pouco dos processos contemporâneos e urgentes, sem deixar de beber na fonte da tradição e rever fatos do passado recente do país.

Duplo território

Duplo território é um documentário Paulista, que traz o inesperado, um investigador da policia civil, acostumado a conviver com a violência urbana própria de sua profissão, encontra nos marginalizados a inspiração para expressar a sua arte, pintando quadros de pessoas que vivem à margem da metrópole.
O documentário flerta com a questão do estereótipo criado para o policial, cara de durão e que não haveria a possibilidade de um deles ser um artista, pois arte é algo que pressupõe sensibilidade e nunca se espera isso de um policial que convive todo dia com a violência dessa cidade complexa.


Ficha Técnica 
Duração: 52 minutos 
Autor e Diretor: Rogério Corrêa

Tribuna do Gueto 

“Sem pátria, sem luz, sem amor, estão vivendo dos restos e dos dejetos”, diz a música de abertura desse documentário que tem a intenção de dar voz a grito calado dos guetos de São Luis do Maranhão.

Esse documentário leva em consideração a visão dos populares das periferias de São Luis, que por meio de uma tribuna colocada exclusivamente para ser o canal de queixas da população, revelam as carências da periferia e defendem suas posições de guerreiros e ocupantes, mas não de invasores e criminosos.


Ficha Técnica 
Duração: 52 minutos 
Autor e Diretor: Antonio Carlos Pinheiros

Negros

Negros é um documentário feito com imagens de filmes e vídeos de arquivo captados ao longo do século passado que revelam a imagem do negro na Bahia sem se ater a fatos ou compromisso com a história.

As imagens sugerem sem direcionamento uma reflexão sobre a trajetória do negro na construção de sua imagem no estado onde a cultura negra é mais forte no Brasil, o documentário encanta pela sensibilidade para a seleção de imagens, trilha sonora e montagem.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autora e Diretora: Mônica Simões

O mergulho

O mergulho é a metáfora que transpõe esse documentário que tem o Rio Acre, que separa a cidade de Rio Branco, como protagonista e palco para as relações que se estabelecem entre pessoas que convivem diariamente com ele.

O documentário acreano expõe as relações estabelecidas pelas pessoas que viram a transformação da cidade de Rio Branco moldar as margens do rio que outrora era o meio mais utilizado para se chegar ou sair da cidade. Para isso o documentarista lança mão de encenações de fatos e histórias que hora permeiam, hora mergulham, na vida cotidiana dos moradores da capital acreana.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autor e Diretor: Silvio Margarido

HU

Esse documentário sugere um paralelo entre as duas alas do um Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, que teve sua construção iniciada na década de cinqüenta e se arrastou por mais quase trinta anos quando foi ocupada apenas uma ala da construção projetada pelo arquiteto Jorge Machado Moreira, tendo a outra ala submetida a degradação do tempo e de vândalos.

Conhecida como “perna seca” essa segunda ala do hospital é a metáfora que se estabelece entre a ala que falta “Álcool” e a outra que falta tudo, entre a saúde pública e as necessidades da população, um paralelo do que está acontecendo com o país, de um lado um Brasil que cresce e está se construindo e se solidificando e de outro um Brasil que vai se desmoronando e se acabando em escombros.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autor: Pedro Urano
Diretores: Pedro Urano e Joana Cseko

Espelho Nativo

Espelho Nativo é um documentário Cearense que revela a relação dos índios com sua cultura embebida da cultura dos brancos tendo a comunidade indígena dos Tremembé como protagonista.

O documentário convida a uma reflexão sobre o estereótipo do índio de cocar, arco e flecha e morando em oca, com o convívio diário com a cultura dos brancos é improvável que o índio sobreviva nesse ideal estereotipado de índio de outrora.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autor e Diretor: Philipi Bandeira

O Último que sair fecha a porta

O documentário é focado nas entrevistas de cidadãos paulistanos que ingressam num programa de emigração ao Quebec no Canadá Francês para verem seus projetos de vida realizados em outra pátria que os acolhe como cidadãos.

Essas pessoas passam por um período de treinamento e aprendizado da língua francesa para passarem por uma prova e ganharem o direito ao “Green cards”. O documentário além de revelar o dia a dia e o propósito de cada um dos personagens que ingressam no programa, também promove uma discussão se realmente a mudança de pátria seja a solução para seus anseios e necessidades.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autora: Carolina Fernandes

A Revolta
A revolta é um documentário que revisita um fato deprimente da historia da colonização do estado do Paraná quando colonos e posseiros pegaram em armas para defenderem suas terras, famílias, e dignidade.
A revolta dos posseiros foi um fato que marcou a história do Paraná quando jagunços e companhias grileiras aterrorizaram os posseiros que revoltados se organizaram e retomaram o controle de suas vidas e terras.
Estético, político, e cinematográfico esse documentário através dos depoimentos dos posseiros que participaram do levante, revela a indignação desses lavradores que lutaram para defenderem suas terras ontem, como outros lutam e morrem para defenderem suas terras hoje.


Ficha Técnica
Duração: 52 minutos
Autor: João Marcelo Gomes
Diretores: João Marcelo Gomes e Aly Murtiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...