segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festival de Gramado - Corumbiara

Por: João Daniel Donadeli

Corumbiara é um documentário que visa mostrar o processo de mais de vinte anos de luta do indigenista Marcelo Santos para manter vivos os índios sobreviventes de massacres cometidos a mando de latifundiários na Gleba Corumbiara.
O filme tem inicio no ano de 1986 mostrando a busca dos indigenistas para encontrar vestígios de moradias indígenas dentro de fazendas latifundiárias. Os vestígios são encontrados, mas por falta de apoio e sob a ameaça dos latifúndios as investigações findam.
Uma década depois já com o apoio do ministério publico, acabam por encontrar um casal de índios de uma etnia desconhecida. Esse primeiro contato com os índios é um ponto forte do filme por sua tensão gerada pela dificuldade de comunicação e pela experiência de encontrar vidas humanas em plena selva.
O vídeo é exibido por um programa de jornalismo e ganha repercussão nacional, mesmo com provas contundentes da existência desses índios em terras demarcadas o caso é encoberto pelo advogado dos latifundiários e acaba passando por uma farsa.
Com o intuito de buscar provas da existência de índios que presenciaram o massacre ocorrido na gleba Corumbiara os indigenistas pedem auxilio para o casal de índios encontrados para buscar outros índios escondidos na selva e um novo grupo de índios de uma nova etnia é encontrado e mais uma vez cria-se uma atmosfera de tensão e descoberta, porém agora uma tensão gerada não só pelo contato dos indigenistas, mas também pelo encontro de duas etnias distintas em que uma é superior a outra.
Aos poucos as atrocidades e irregularidades cometidas pelas fazendas latifundiárias vão sendo desveladas e a sensação de impunidade e desrespeito com a vida geram um grande desconforto no espectador que se vê impotente diante daquelas denuncias e atrocidades.
Construído com imagens e depoimentos captados ao longo desses mais de vinte anos de pesquisa e luta, o filme revela a versão dos índios desse massacre ocorrido em Corumbiara que impunemente passa despercebido.
Ficha técnica:
Corumbiara, Olinda- PE 2009 – 117 min HD documentário
Direção: Vincent carelli

Perfil do Diretor

Vincent carelli é indigenista a 40 anos, iniciou o vídeo nas aldeias em 1987, um projeto que visa dar voz aos projetos políticos e culturais dos idios.
Com esse projeto Vincent produziu uma serie de documentários sobre os resultados deste trabalho. Atualmente coordena a ONG vídeo nas aldeias em Olinda com o intuito de formar novos realizadores indígenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...