segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festival de Gramado - Em Teu Nome

Por: João Daniel Donadeli

As profundas feridas provocadas pelo golpe militar de 1964, que instaurou uma sangrenta ditadura no Brasil, ainda não foram totalmente cicatrizadas.
Inspirado neste tenso período da história recente do país, “Em Teu Nome”, é baseado na história real do estudante brasileiro João Carlos Bona Garcia, exilado político da década de 1970.
O filme narra a trajetória de Boni um jovem estudante de engenharia que se vê envolvido na luta armada do início dos anos 70.
Preso e exilado, perambula por vários paises Chile, frança, Marrocos sempre engajado na luta política. Com todas as mudanças ocorridas em sua vida, mergulha em seus pensamentos fazendo uma autocrítica de sua trajetória contemplando hoje sua visão de mundo.
Mais do que exibir cenas explícitas de tortura típicas de filmes sobre este período Em Teu Nome prioriza o diálogo e a ação dos protagonistas, materializando o desejo de liberdade daquela geração.
O mais interessante no filme é sua abordagem humana, é mostrar que pessoas que vivenciaram e sofreram na pele a repressão da ditadura tiveram rosto, família, caráter e muita coragem para superar todas as adversidades.

Ficha técnica:
Em Teu Nome, Porto Alegre- 2009- 100 min HD Ficção
Direção:Paulo Nascimento
Roteirista: Paulo Nascimento
Produtor Executivo: Marilaine Costa
Atores: Leonardo Machado
Atrizes: Fernanda Moro
Atores Coadjuvantes: Nelson Diniz
Cezar Troncoso
Marcos Paulo
Atrizes Coadjuvantes: Julia Feldens
Silvia Buarque
Diretor de Fotografia: Roberto Laguna
Diretor de Arte: Voltaire Dancwardt
Montagem: Marcio Papel
Música: André Trento

Perfil do diretor:
Cineasta nascido no Rio Grande do Sul, tem experiência com publicidade e televisão, tendo dirigido a minissérie A hora do louva-a-deus (1996), veiculada no Canal Brasil e em televisões em Cuba e Portugal. Iniciou a carreira no cinema com o curta O chapéu (1996). Pioneiro do festival de gramado teve seu primeiro longa “Diário de um novo mundo” (2005), lançado no Festival, onde ganhou os prêmios de melhor roteiro e melhor filme pelo público. Em 2007, também no Festival de Gramado, lançou Valsa para Bruno Stein, que rendeu o Kikito de melhor atriz para Ingra Liberato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...