segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festival de Gramado - Gigante

Por: João Daniel Donadeli

As aparências enganam, um homem grande vestido de preto com camisetas de bandas de rock, aparenta ser um “ogro selvagem”, mas na verdade é um grande bonachão preocupado com as pessoas que estão a sua volta.
Esse homem é Jara um segurança de um supermercado de Montevidéu que vive uma vida pacata jogando videogame com seu sobrinho e cooperando com seus amigos de trabalho, um dia se apaixona por uma jovem que trabalha na limpeza e passa a observa-la pelas câmeras de segurança, com o passar dos dias, esse voyeurismo inofensivo passa a ser uma obsessão e Jara começa a segui-la pelas ruas da cidade.
Assim como Jará apenas observa a moça de longe ou pelas câmeras de segurança o espectador também apenas observa de longe, nunca chegamos a saber quem era realmente aquela garota que despertara em Jará essa obsessão, o foco do filme é inteiramente voltado para o personagem e apenas contemplamos aquilo que ele contempla sem que seja oferecido nenhuma antecipação para espectador.
O titulo Gigante do filme que em um primeiro momento poderia ser ligado apenas a estatura do personagem, sugere também essa “gigante” confusão que causamos por uma coisa que poderia ser resolvida apenas com uma aproximação.
O filme ainda da conta de pincelar temas como o movimento sindical que corre por debaixo dos panos entre os funcionários do supermercado que temem uma demissão em massa.
Gigante é uma filme despretensiosamente gigante, um filme que em sua estreia num dos maiores e mais respeitados festivais do mundo como o de Berlin levou o urso de Prata no mesmo ano em que “La teta assustada” levou o urso de Ouro, é sem dúvida outro grande concorrente ao prêmio de melhor longa estrangeiro, mas o grande sucesso do filme já foi celebrado por ser um dos poucos filme Uruguaios de baixíssimo orçamento que rompem as barreiras do país e ganham repercussão internacional.

Ficha técnica:
Gigante, Urugaui, 2009 – 90 min HD Ficção
Direção de ADRIÁN BINIEZ
Roteirista: ADRIÁN BINIEZ
Ator: HORÁCIO CAMANDULE
Produtor Executivo: AUGUSTINA CHIARINO ,FERNANDO EPSTEIN
Diretor de Fotografia: ARAUDO HERNANDEZ
Diretor de Arte: ALEJANDRO CASTIGLIONI
Montagem: ADRIÁN BINIEZ
Música: ALEJANDRO CASTIGLIONI

Palavras do Ator antes do Filme:
Gigante é uma história de amor, não como essas que estamos acostumados a ver, vejam se apaixonem e curtam...
Perfil do Diretor:
Adrián Biniez nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1974, em 2003 mudou-se para o Uruguai onde vive até hoje, fez uma pequena participação no filme “Whisky” dos diretoretores uruguaios Juan Pablo Rebella , Pablo Stoll , trabalhou como roteirista na serie televisiva “El fin del Mundo”. Com seu curta metragem “8 horas” recebeu o prêmio de melhor filme no festival de cinema independente de Buenos Aires e também o primeiro prêmio do festival cinematográfico do Uruguai. Gigante é seu primeiro longa metragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...