segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festival de Gramado - La proxima estacion


Por: João Daniel Donadeli

Parecíamos soldados derrotados entregando nossas armas.( ex funcionario sobre o fim de uma das ferrovias)
O caos do transporte ferroviário argentino após as privatizações das empresas estatais é a justificativa para esse documentário político de denuncia social.
Fernando Solanas com todo o seu ardor ferrenho, desfere sobre a política publica dos transportes sua ousadia em entrevista de confronto para demonstrar como os políticos são responsáveis por esse colapso que houve nos transportes ferroviários.
Partindo de imagens de arquivo com antigos depoimentos que conferem ao filme uma verdade inquestionável demonstra como eram as inúmeras estradas de ferro que cortavam o país para o que é hoje após as privatizações, apenas vinte por cento das ferrovias ainda funcionam.
Usando do artifício clássico do cinema documental com entrevistas e locução of o documentário adentra ao universo dos ferroviários e desvela segredos guardados por antigos governos para beneficiar interesses estrangeiros de multinacionais.
Com a proposta de reconhecer o que são os bens públicos e qual o direito que o povo tem sobre eles, questiona lideres políticos que seriam os responsáveis por defender os interesses públicos, mas que se mostram desentendidos sobre os casos de saques de materiais que viraram sucatas em depósitos abandonados, levando a platéia a se exaltar pela indignação causada.
Pequenos vilarejos que tinham suas únicas fontes de renda nas ferrovias agora se mostram cidades fantasmas, famílias foram separadas pelas desativações e aqueles que ficam, lutam para manter os espaços das antigas estações funcionando para outros fins, como oficinas culturais, mas a maioria migrou para as grandes cidades contribuindo para o caos urbano.
Dessa forma o filme constrói uma recente problemática que reflete o país, sendo o quarto filme de uma série de cinco que partem da crise Argentina ( 2001- 2002) abordando temas da sociedade contemporânea como: democracia, corrupção, privatizações, pobreza e crise energética.
Ficha técnica:
La proxima estacion - Argentina 2008, 107 min - Documentário
Direção:Fernando Solanas


Perfil do diretor:
Fernando Solanas nasceu em Olivos, Buenos Aires, em 1936. estudou teatro, música e direito antes de se dedicar ao cinema. Suas obras estão diretamente ligadas ao seu compromisso e militância política. É constantemente solicitado para ser júri de festivais cinematográficos. Professor emérito da universidade de Los Angeles (UCLA) e Universidade Nacional de San Martín (UNSAM). Publica periodicamente artigos sobre cinema, política e cultura e veículos da América-latina e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do texto? Então comente...